Jogada da Semana - 2 de 2015

Então, daqui vem uma das minhas críticas à defesa e/ou ao Michael Griffin. Estamos em uma segunda para 8 na linha de 40 jardas do ataque (Figura 1). Os Browns atacam com o pessoal 21 (dois RBs e um TE) - eles alinham em Pro Set (RB a sete jardas da linha de scrimmage [LOS] e FB a quatro jardas da LOS entre Guard e Tackle). Os Titans respondem com sua formação base 34 (três DLs e quatro LBs) - Cover 2 (dois Safeties ao fundo) os CBs marcando homem x homem. Coty Sensabaugh (CB abaixo na Figura 1) marca Travis Benjamin (WR #11) com outside leverage, ou seja, ele se posiciona dando o centro do campo para o WR, isso sugere (não tem como garantir) que ele espera ajuda o Safety no fundo/centro.


A Figura 2 apresenta a movimentação pós snap, compare as figuras e veja que Michael Griffin andou duas jardas para frente, e continua lendo o QB.


Olhando a Figura 3, temos os LBs marcando TE, FB e RB a impressão que tenho é que os Safeties têm duas responsabilidades a partir da leitura do QB: jogar contra a Corrida ou Ajudar o CB do seu lado. Aí é o problema, Griffin demora demais para identificar passe e quando o faz, já está batido no lance.


Temos sete jogadores contra o passe, entretanto, os dois únicos que, de fato, importam, estão batidos (Figura 4), Sensabaugh pela velocidade de Benjamin e Griffin pela falta de disciplina/posicionamento pré snap. 



A Figura 5 (a) mostra que a cobertura de Sensabaugh não estava assim tão ruim, e a Figura 5 (b) mostra que ele virou para o lado errado, e com isso não conseguiu fazer a jogada na bola. É importante notar que o pocket está bem limpo, o único defensor que chega perto de Manziel é o #90 Jones (DE).


Griffin totalmente fora da jogada, Sensabaugh batido, belo arremesso de Johnny Football, excelente catch de Benjamin ... Touchdown Browns.


Abaixo o video da jogada.


Olha o Griffin saindo da posição ...


A defesa não jogou mal, mas tomamos duas bolas destas, bem parecidas, [no segundo passe longo, o Titans posiciona Griffin na LOS mostrando Cover 0 (sem ajuda do Safety) desde o início, nessa jogada Orakpo chega no QB, mas Johnny Manziel faz um movimento de corpo e está livre prá lançar (tem um holding criminoso em cima do Griffin, mas a arbitragem não deu) - TD de 50 jardas para Benjamin]. A verdade é que a nossa DB é duvidosa demais para marcar homem x homem, e indisciplinados demais para marcar zona ... espero que McCourty volte logo, ou vamos tomar algumas jogadas profundas essa semana!

Go Titans!


Jogada da Semana - 2 de 2015 Jogada da Semana - 2 de 2015 Reviewed by Professor Marcelo Arantes on 09:33 Rating: 5

6 comentários

Diego Scorvo disse...

Longe de querer defender o Griffin, mas jogar contra o Manziel é diferente de tudo que ele já enfrentou na carreira. O cara é um anão e por isso fica escondido atrás dos bloqueadores. Não sei se neste caso o erro da leitura ocorreu por esse motivo, mas vários defensores reclamaram que em algumas jogadas ficaram perdidos porque não conseguiam enxergar o QB adversário.

Não sei se o passe do Manziel foi tão bom assim. A bola ficou pendurada por uma eternidade, o que deu tempo do CS se recuperar no lance. Titans fez um jogo bizonho no primeiro tempo e mesmo assim quase saiu com a vitória. Faltou um pouco de sorte na partida em vários lances, incluindo nesse TD.

E um arbitro não pode deixar passar aquele holding. Porra, decidiu a partida aquela jogada.

Professor Marcelo Arantes disse...

Então, Diego ... pow me pareceu, nessa jogada, que Griffin era o Spy do Manziel, na verdade, fiquei pensando se isso não era uma tarefa para os dois S, eles estão muito perto da LOS, mas não consigo definir bem, a visão do alinhamento inicial é tão estranha prá mim que não pude definir na verdade o que a secundária está fazendo, consequentemente não dá prá dizer que Griffin é o culpado geral, a não ser pela tomada de decisão tardia. Em uma segunda para 8, normalmente, você se preocupa primeiro com o passe e depois com a corrida simplesmente pq a probabilidade de ser passe é maior do que a de ser corrida. Então, se o posicionamento dele era prioritariamente para a corrida, a culpa é da chamada de jogada, se era passe, a culpa é dele e se era decisão dele, a culpa também é do Griffin, mas aí o seu argumento é super válido e concordo plenamente contigo.

Eu fiquei na sala sozinho, gritando ... Holding, holding, holding ... quando não vi pano amarelo, xinguei o juiz como nunca!!! Vou postar essa foto no Twitter!!!!

Go Titans!

Anônimo disse...

Coé professor, parada é rugby.

Professor Marcelo Arantes disse...

Rugby é bom também. Forte abraço!

Ronan Sato disse...

Prezado Professor Marcelo,

Parabéns pelo artigo. :) Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de saber se existe interesse em firmar conosco uma parceria de troca de links. Go Titans! Abraço.

REI disse...

O Titans é perseguido pelas zebras. O holding no Griffin no ultimo TD dos marrons foi absurdo. Caberia reclamação formal. Só quero ver contra os poneis. Tá na hora do Casey aparecer mais, sacando o sortudo. Não tenho notado ele como no ano passado, quando vivia babando no cangote dos QBs adversários. Se estão jogando 2 homens da OL nele alguem tem que aparecer e amassar o qb deles.
Está na hora de quebrar este maldito tabú e mostrar para a NFL que Mariota chegou para desbancar o queridinho da imprensa.

Recent