Jogada da Semana - 1



A uns dois anos venho ensaiando em montar essa coluna, mas por falta de tempo e de conhecimento posterguei-a, não que eu tenha tempo e muito menos conhecimento para tratar do assunto agora, mas o jogo do final de semana realmente me empolgou. Acho que podemos nos divertir um pouco mais entendendo o que está acontecendo (ou não) dentro de campo.

A ideia desta coluna é analisar uma jogada do Titans por semana e gerar alguma discussão sobre a mesma. No fim o que eu quero é que você passe mais tempo por aqui. Divirta-se!

Essa foi a jogada que me fez pensar novamente em montar essa coluna. Vem de um raciocínio defensivo não visto por aqui desde que torço para o Titans ... Blitz. Nossa defesa sempre foi 43 dificilmente mandávamos blitzes e quando mandávamos era um “Deus nos acuda!”! Ainda me lembro de uma entrevista do grande Keith Bulluck (WLB) explicando o porquê de não utilizarmos blitz (lá em 2007 ou 2008). Ele tinha razão, mas não importa ... o importante é que blitzes são divertidas e mostram um comportamento agressivo da defesa, entretanto, o DC deve saber o que está fazendo para não correr riscos desnecessários e nisso Ray Horton é um dos melhores na liga!

Bom, mas vamos à Jogada: os Chiefs estão em terceira para 5 jardas, eles trazem para campo o pessoal 11 (um RB e um TE) e alinha com a formação Bunch (3 recebedores, neste caso, um TE e dois WRs) à esquerda da OL. Horton defende o campo com uma Ruby (2 DLs, 3 LBs, 3 CB e 3 Safeties). A defesa mostra cover two (dois DBs no fundo do campo) com cobertura homem x homem nos recebedores (veja na figura 1).

 
Quando vejo a formação penso que leitura do QB deveria ser simples neste caso: JMac (#30) marca o WR “ilhado” à direita do ataque, George (S - #21) pega o RB, Morgan (OLB - #91) vem para a blitz junto com Casey (DE - #99), Hill (DT - #94) e Phillips (OLB - #58), Woodyard (ILB - #59) pega o TE, Coty e Griffin pegam os demais WRs do Bunch, no Fundo temos dobras com Whre Wilson e Pollard. Para onde ir com a bola? Rotas curtas, pq nem #59 pega o TE #80 e nem o S pega o RB, estão bem distantes.
E aí vem a beleza da jogada: a secundária do lado esquerdo do ataque não está no mano x mano e sim em zona com uma técnica chamada box (assunto prá outro momento) todos os recebedores do bunch estão cobertos, entretanto, Coty Sensabaugh não participa da cobertura,  Derrick Morgan não está em blitz, ele pega o RB, Jurrell Casey se desloca para a direita do ataque e veda a corrida por aquele lado com eles , Phillips se desloca para a esquerda do ataque e veda a corrida por aquele lado, e na verdade Woodyard e Hill atacam o Centro da linha (são três OLs para pegar os dois) ... Veja o Pós Snap na figura 2.


Coty Sensabaugh sai sozinho na cara de Alex Smith ... Sack – jogada muito bem desenhada e executada com perfeição pela defesa do Titans.



Quem diria que iríamos ver isto algum dia no nosso time? Então veja por outro ângulo!


Isso aí deixem seus comentários e sugestões. Forte abraço e ...
... Go Titans!
Jogada da Semana - 1 Jogada da Semana - 1 Reviewed by Professor Marcelo Arantes on 03:02 Rating: 5

7 comentários

Gabriel Teixeira disse...

Excelente Marcelo!

Tiago disse...

Muito boa a coluna e a jogada então melhor ainda. Esperamos que este ano o time mantenha as chances de playoffs até o fim da temporada.

Vai ter o pré-jogo no blog?

Anônimo disse...

Tomar de 16 do "menor dos grandes" em casa é osso...

REI disse...

A ofensa foi uma m... hoje. Locker não é o Qb que nos vai levar a um SB.

Anônimo disse...

Tamo junto nessa REI e a muito tempo!!

Essa tem que ser a última temporada dele. Ele é Nem bom nem ruim ele sempre será medíocre e medíocre é pouco pra ser campeão na liga.
E outra, a OL dos caras passeou em campo.

Diego Freitas

REI disse...

A defesa jogou bem no início. Sacks, pressão,fumble. Porém quando o ataque entra em campo devolve a bola rapidinho ( 3 and out senão me engano nas 4 primeiras posses) não tem defesa que resista. E todo mundo sabia que o Dallas viria com o jogo corrido forte. Só que o Romo ( o Romo) é muito mais Qb que o Locker. Se o Romo estivesse do nosso lado ganharíamos fácil. Tomara que o que Mettemberger mostrou na pré-temporada se confirme e que partamos para outra no final desta temporada. Não vejo como este time chegar nos play-off sem um bom Qb. Fico imaginando o que o Wright e o Hunter fariam se tivéssemos um qb top 10.

Anônimo disse...

Acho que é cedo pra decretar o Locker como mediocre. Ele ta no 4o ano na liga, ok, mas passou metade desse tempo se recuperando de lesões, sendo ensinado a jogar na NFL por Hasselback, Fitzpatrick e Whitehurst! Enquanto isso, em Green Bay, Aaron Rodgers só virou titular no 3o ano, por causa de Brett Favre, e só foi pros Playoffs no 4o! Não estou querendo dizer que o Locker é igual ao A. Rodgers, mas sim que em Green Bay deu certo porque eles tiveram paciencia. Depois do jogo contra Kansas todo mundo tava pagando pau pra ele, mas quem realmente ve jogos dos Titans, como nós, já sabia que ele podia jogar nesse nivel. Ele fez mais pontos em KC fora de casa do que Peyton Manning fez em Denver! Vamos esperar um pouco gente, é normal essa oscilada, e não vai ser por isso que Tennessee vai deixar de ir aos playoffs.

Abcs, Luiz

Recent